NEWS
Ciclo No Fundo Portugal é Mar
De 25 de Setembro a 5 de Dezembro
O ciclo No Fundo Portugal é Mar regressa à Fábrica das Artes do CCB este mês. A partir da próxima sexta-feira, dia 25 Setembro, arranca uma programação cheia de mergulhos artísticos e científicos, com actividades para todas as idades.
Na sexta-feira, 25 de Setembro, abriram-se as portas para a reposição da exposição multimédia "No Fundo Portugal é Mar" com novos quadros, de Graça Castanheira, que inclui também uma pequena mostra Plasticus maritimus, o trabalho de Ana Pêgo sobre a problemática dos plásticos no oceano.
O Ciclo envolve uma série de atividades paralelas que incluem por exemplo formação para professores e uma série de mini-palestras online chamadas "Olhares sobre o mar"
O Ciclo no Fundo Portugal é Mar é uma parceria Centro Cultural de Belém, Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e Lisboa Green Capital 2020
A Campanha ExploSEA 2 - As descobertas luso-espanholas na Crista Médio-Atlântica
Foi recentemente publicado na Revista de Marinha o artigo: A Campanha ExploSEA 2 - As descobertas luso-espanholas na Crista Médio-Atlântica da autoria de Luisa Pinto Ribeiro, Inês Tojeira, Mónica Albuquerque, Pedro Madureira e Isabel Botelho Leal.
Ocean Campus Portugal
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira o “Ocean Campus Portugal”, projeto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras) que prevê um investimento total de 300 milhões de euros (público e privado).
Levantamento hidrográfico nos Açores.
O Instituto Hidrográfico (IH), através do navio da Marinha Portuguesa NRP D. Carlos I e da Brigada Hidrográfica (BH), em colaboração com o Governo Regional dos Açores (GRA) e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), encontra-se a realizar um levantamento hidrográfico nos Açores.
A Missão Hidrográfica Açores 2019 foi desenhada pelo IH, em concordância com as atribuições e objetivos da Marinha Portuguesa no que respeita à investigação científica, nomeadamente, no que concerne ao programa de Mapeamento do Mar Português (http://www.hidrografico.pt/iprojeto/16), e no âmbito da cooperação institucional existente com o GRA e com a EMEPC.
O NRP D. Carlos I largou da Base Naval de Lisboa no passado dia 12 de julho, efetuando a sua primeira paragem, a 18 de julho, na Ilha do Faial e regressará a Lisboa no final do mês de agosto.
Mapeamento do Mar Português
O NRP D. Carlos I largou a 12 de julho, da Base Naval de Lisboa, para uma missão no Arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto. Esta missão tem por objetivos realizar levantamentos hidrográficos (LH) no âmbito do projeto de Mapeamento do Mar Português, reforçar o Dispositivo Naval Permanente na Zona Marítima dos Açores (ZMA), cooperar no âmbito técnico-científico com o Governo Regional e a Universidade dos Açores e colaborar com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
No âmbito do Mapeamento do Mar Português no arquipélago dos Açores, durante a permanência do navio na região estão planeadas duas fases distintas: uma que consiste no levantamento hidrográfico com sonar multifeixe dos montes submarinos (ecossistemas ricos e de particular relevância), a sul da Ilhas das Flores enquadrada na cooperação com a Universidade dos Açores; a outra fase, também consistindo num levantamento hidrográfico com sonar multifeixe, a Sudoeste da Ilha das Flores, numa zona remota para além da ZEE dos Açores, que decorre da colaboração com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.
Chaminé Hidrotermal em Exposição na ISA
No âmbito do 25º aniversário da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, sediada em Kingston, Jamaica, será exposta uma chaminé hidrotermal recolhida do fundo marinho da Papuásia que foi também exibida em Lisboa, no Museu de História Natural, como parte da exposição “Mar Mineral” enquadrada no projecto europeu “Blue Mining: breakthrough solutions for sustainable deep sea mining”.
A EMEPC assegurou o transporte da chaminé para a Jamaica e agradece toda a colaboração prestada pelo Professor Fernando Barriga e com o Museu de História Natural.
A chaminé hidrotermal pode ser agora observada neste organismo das Nações Unidas responsável pela gestão das atividades de prospeção e exploração de recursos minerais no solo e subsolo marinhos para além da jurisdição nacional e considerados como património comum da Humanidade.
Segunda parte da Campanha Explosea2
A segunda leg da Campanha Explosea2, a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa, começou dia 3 de julho no Faial. A bordo equipas do CSIC/IGME, EMEPC, ITER, Universidad Complutense e IMAR procuram locais de interesse para o estudo de emissões submarinas associadas a vulcanismo.
Em 3 dias realizámos 3 mergulhos com o ROV “Luso”, em zonas de interesse situadas na crista dorsal médio-atlântica: num relevo de morfologia circular e num vulcão. Nos 3 locais de mergulho foram recolhidas amostras de geologia e de biologia que agora permitiram caracterizar os habitats explorados.
Foram também realizadas várias linhas de multifeixe para aquisição de batimetria, assim como perfis de CTD, recolha de amostras de água e vídeos de alta resolução das zonas de estudo.
Primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2 chega ao fim
A primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2, que procura explorar emissões de fluídos e mineralizações no fundo do mar, assim como os sistemas geológicos e biológicos associados, chega agora ao fim no Faial. Entre os dias 12 de junho e 2 de julho no navio oceanográfico Sarmiento de Gamboa com o ROV Luso a bordo, foram percorridas aproximadamente 2500 milhas marítimas no Atlântico a norte do Arquipélago dos Açores. De entre os dados recolhidos destacam-se as imagens e amostras obtidas no campo hidrotermal Moytirra à latitude 45ºN e próximo dos 3000 m de profundidade, onde ocorrem processos geológicos muito particulares. Este campo hidrotermal ativo é formado por chaminés que emitem fluidos a alta temperatura e que transportam para a superfície grandes quantidades de mentais sob a forma de sulfuretos. Outros dados recolhidos são os dados de batimetria que nos mostram a morfologia e as estruturas do fundo do mar ao longo da crista médio-Atlântica e dados de sondas multiparamétricas de CTD que permitem identificar anomalias nos parâmetros físico-químicos da coluna de água, caso esta esteja afetada por processos hidrotermais.
Esta expedição, liderada pelo geólogo Luís Somoza, resulta de uma colaboração luso-espanhola, entre o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental, que permite juntar meios operacionais e equipas de técnicos e de investigação com resultados muito positivos. A segunda parte da campanha irá recomeçar no dia 3 de julho para recolher mais dados, agora mais próximo da região dos Açores e irá terminar em Vigo no dia 27 de julho. Partilhe
Investigadora visita EMEPC
Na sequência das campanhas realizadas pela EMEPC ao logo dos últimos anos, algumas das amostras recolhidas podem ser estudadas por cientistas, através de um pedido de dados e amostras à EMEPC. Foi o que fez a Patricia Pérez García, estudante de Doutoramento de Gestão e Conservação Marinha da Universidade de Cadiz. A Patricia estuda taxonomia de animais do grupo Platelmintes (são animais invertebrados de corpo achatado) e descobriu uma nova espécie para a ciência em amostras de Cascais recolhidas pela EMEPC, no âmbito do projeto M@rBis em 2015, e que agora está a ser descrita. Na passada semana visitou a EMEPC e mostrou a anatomia do animal ao microscópio. Se é investigador e tem interesse em analisar dados e amostras recolhidas pela EMEPC saiba que o pode fazer através do nosso site: www.emepc.pt/dados-e-amostras
A chegada à Crista médio-oceânica
No dia 16 de junho chegamos ao novo ponto de trabalho na crista médio-oceânica. Neste dia, devido às condições meteorológicas e ao estado do mar não foi possível fazer um mergulho com o ROV Luso pelo que se começou a aquisição de outros dados. Quando as condições permitirem voltaremos a mergulhar com o ROV.
Primeiros resultados da Campanha Explosea2
A campanha oceanográfica EXPLOSEA2, que procura explorar emissões de fluídos e mineralizações no fundo do mar assim com os sistemas geológicos e biológicos associados, saiu na madrugada de dia 12 de junho do porto de Vigo. A bordo no navio oceanográfico espanhol Sarmiento de Gamboa uma equipa liderada por Luis Somoza do Instituto Geológico y Minero de España leva consigo o ROV Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)e inclui investigadores nacionais da EMEPC e do IMAR. Dia 14 de junho decorreu com sucesso o primeiro mergulho com o ROV Luso numa estrutura submarina denominada King’s Trough onde foram recolhidas amostras de rocha e de biologia que permitirão estudar esta zona do Atlântico!
Campanha Explosea2 no mar dos Açores
Estamos desde dia 11 de Junho em Campanha! Veja o video da mobilização do ROV a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa. Até 27 de Julho estaremos ao largo dos Açores a realizar trabalhos para o projeto Explosea, que estuda as chaminés vulcânicas subaquáticas da Dorsal Atlântica, e para o Projeto de Extensão da Plataforma Continental. Mais noticias em breve.
Piloto ROV Andreia Afonso na TSF
Add some more info about this item...
A piloto ROV da EMEPC Andreia Afonso a Geóloga Filipa Marques Abraham-James estiveram na TSF a falar do mar, do ROV LUSO, da geologia etc. No programa "Uma questão de DNA" para ver e ouvir no link abaixo.
Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular
5º Episódio de 24 de Junho a 7 de Julho 2019
De 24 de Junho a 7 de Julho 2019 nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal, será exibido na Tv Alfa Pendular o 5º episódio da Série o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC.
A EMEPC esteve presente no European Maritime Day
A EMEPC esteve presente no European Maritime Day que decorreu no Centro de Congresso de Lisboa, dias 16 e 17 de Maio, participando das sessões e workshops organizados bem como divulgando a nossa atividade no stand. Trata-se de um grande encontro dos Oceanos promovido anualmente por Portugal e que contou com a presença, entre outros, do Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella.A edição deste ano do Oceans Meeting contou com representantes ao mais alto nível de 64 países, sendo que cerca de 25 representados por Ministros. Para além disso, contou ainda com a presença de decisores de organismos internacionais como Comissão Europeia, Organização das Nações Unidas, UNESCO, Organização Marítima Internacional (IMO), entre outros.
A EMEPC participou dias 10 e 11 nas Jornadas da Escola Azul
A EMEPC participou dias 10 e 11 nas Jornadas da Escola Azul que se realizam em Matosinhos organizadas pela DGPM. A bióloga Mónica Albuquerque da EMEPC participou no painel "A Minha profissão do Mar" onde pode contar aos alunos o trabalho na EMEPC. Participaram também as restantes instituições da tutela do Ministério do Mar: IPMA (Mónica Felicio), APP, DGRM (Maria do Carmo Cruz), GAMA (Tiago Teixeira), ENIDH (Comandante Hugo Bastos), Docapesca - Portos e Lotas, S.A. (Mestre Manuel Agonia Marques). O evento contou ainda com a presença da Sra Ministra do Mar Ana Paula Vitorino.
Exposição de Mar Profundo no Museu da Arrábida
No sábado 11 de Maio a EMEPC acompanhou uma viagem mar adentro.
A partir do Museu Oceanográfico do Parque Natural da Arrábida os visitantes mergulharam até ao mar profundo através de uma visita guiada à exposição de Mar Profundo instalada no Museu da Arrábida.
Ao leme deste submersível Inês Tojeira, bióloga da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) que estuda os habitats de mar profundo do Atlântico Nordeste e a forma como estes se distribuem.
Os visitantes puderam conhecer como é feita a exploração destes ambientes tão inóspitos? Quem são os seus habitantes, que adaptações e comportamentos necessitam para aí viver?
O mar profundo ocupa 95% do espaço disponível para a vida no nosso planeta! O Museu deixa ainda o convite aos visitantes para que venham aprender mais sobre ele, e aproveitem para visitar a exposição temporária "Mar Profundo Português" e para conhecer mais sobre os exemplares do Museu recolhidos nas zonas profundas adjacentes ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha.
Este evento é realizado no âmbito do projeto Inforbiomares, co-financiado pelo PO SEUR , Portugal 2020, União Europeia (Fundo de Coesão) e Secil.
EMEPC participa na campanha Explosea à Antártida
Campanha EXPLOSEA
Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC estiverem na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME).
Escolas de Cascais visitam EMEPC
No inicio do mês de Abril, 280 crianças das escolas do Conselho de Cascais visitaram a EMEPC e o ROV Luso, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Cascais (CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal) e da EMEPC.
Os alunos tiveram oportunidade de aprender mais sobre o projeto de extensão da plataforma continental de Portugal, os seus beneficios e vantagens, e os recursos vivos e não vivos. Visitaram ainda o ROV Luso, um robot operado remotamente, que mergulha até aos 6000m de profundidade e que é usado pela EMEPC para recolha de amostras no mar profundo.
Caso queira também organizar uma visita contacte-nos pelo email: info@emepc.mm.gov.pt
Alunos de Carnaxide visitam a EMEPC e realizam exposição “Portugal é Mar”
Os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco do Agrupamento de Escola de Carnaxide realizou a Exposição "Portugal é Mar".
A exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano, sobre temas relacionados com a Visita de estudo realizada à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental no 1º período foi um sucesso!
Desde a construção de um mini ROV, observação e recolha de lixo na praia de Algés, construção de jogos didáticos relacionados com a Biologia e a Geologia, elaboração digital de pósteres e construção de maquetas, os alunos conseguiram relacionar o que aprenderam na visita de estudo com os conteúdos abordados nas aulas de Biologia e Geologia, investigando sobre os temas que escolheram.
Com esta exposição, demonstrando a Ciência em ação, pretendeu-se divulgar os produtos finais aos colegas mais novos e a toda a comunidade escolar, conforme se pode ver nos momentos já registados.
Video disponivel em: https://www.facebook.com/ecarnaxide/videos/285998065657181/
EMEPC junta-se à onda de solidariedade por Moçambique
Os trabalhadores da EMEPC juntaram-se a todos os que querem ajudar Moçambique: No final de Março recolhemos comida, roupa e artigos de higiene que foram entregues à HELPO.
Estes bens seguiram para Moçambique para auxiliar as pessoas que foram afetadas pelo furacão Idai.
Caso queira também contribuir para esta campanha solidária, estas são algumas das instituições que ainda estão a recolher bens de primeira necessidade:
• Caritas Portuguesa - https://caritas.pt/donativos/
• OIKOS - http://www.oikos.pt/…/faca-um-don…/item/369-faça-um-donativo
• Cruz Vermelha Portuguesa - https://www.cruzvermelha.pt/formas-de-doar-dinheiro.html…
• HELPO - http://www.helpo.pt/pt/news/
Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular
2º Episódio de 18 de fevereiro a 3 de Março 2019
De 18 de fevereiro a 3 de março nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal, será exibido na Tv Alfa Pendular o 2º episódio da Série o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC.
#emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp# comboiosdeportugal
https://youtu.be/vA2ZJ2i2og8
Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular
5º Episódio de 21 de Janeiro a 3 de Fevereiro 2019
De 21 de janeiro a 3 de fevereiro nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal, será exibido na Tv Alfa Pendular o 5º episódio da Série o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC.
#emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp# comboiosdeportugal
https://www.youtube.com/watch?v=Psbd2fJpOxM&t=61s
Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular
1º Episódio de 7 a 20 de Janeiro
Quem viaja nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal de 7 a 20 de Janeiro de 2019 , viaja na companhia do 1º episódio da Serie o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC. #emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp #comboiosdeportugal
Sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, encerrou ontem a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018, organizada pelo Ministério do Mar no auditório do IPMA.
A sessão contou com diversas apresentações, nomeadamente duas novidades tecnológicas. A de maior impacto foi a apresentação do novo portal BMar (Balcão Eletrónico do Mar - www.bmar.pt), uma nova plataforma online da DGRM que facilita, agiliza e desmaterializa diferentes procedimentos para os cidadãos e empresas.
Reportagem da RTP sobre a expedição #OceanoAzulExpedition
Reportagem da RTP sobre a expedição #OceanoAzulExpedition, que decorreu nos Açores em junho, com a Oceano Azul Foundation, a Waitt Foundation, a National Geographic Ocean, a Marinha Portuguesa e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
Amanhã,dia 8 de novembro, no programa "Linha da Frente" da RTP1 (21h00), é emitida a Grande Reportagem "Azul Profundo"
Amanhã,dia 8 de novembro, no programa "Linha da Frente" da RTP1 (21h00), é emitida a Grande Reportagem "Azul Profundo" sobre a #ExpediçãoOceanoAzul realizada nos Açores pela Oceano Azul Foundationem parceria com a Waitt Foundation, National Geographic Ocean#pristineseas Marinha Portuguesa Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)
Jornalista: Jorge Almeida Almeida; Repórter de Imagem: José Serra; Edição: @Guilherme Brízido.
A EMEPC participou ontem na Conferência Mar em Português 2018
A EMEPC participou ontem na Conferência Mar em Português 2018, no Salão Nobre do Mosteiro dos Jerónimos. O Doutor Frederico Dias, assessor cientifico da EMEPC, apresentou o Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal, situação presente e perspetivas futuras e respondeu às questões dos presentes.
Workshop da ISA sobre Promoção da Cooperação do Desenvolvimento Sustentável dos Recursos do Mar Profundo
A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) organiza de 22 a 25 de Outubro um workshop sobre Promoção da cooperação do desenvolvimento sustentável dos recursos do mar profundo com a participação de Estados Africanos. O Workshop decorre em Abidjan, Costa do Marfim e o Dr. Pedro Madureira, adjunto da EMEPC e membro da Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos é um dos participantes. Mais detalhes em: https://bit.ly/2EBu0jh
Apresentação ao público da Descoberta de uma Nau da Carreira das Índias no rio Tejo junto ao Bugio
Decorreu esta tarde no Forte de S. António da Barra a apresentação ao público da Descoberta de uma Nau da Carreira das Índias no rio Tejo junto ao Bugio.
A EMEPC felicita a Câmara Municipal de Cascais, o @CHAM e o @CINAV pela descoberta realizada no âmbito da Carta Arqueológica Subaquática do litoral de Cascais no qual a EMEPC também tem colaborado ao longo dos últimos anos.
Alunos do Saint Julian's School a bordo do Navio "Mar Portugal"
A bordo do Navio Mar Portugal recebemos hoje os alunos do 7°ano do Saint Julian's School para uma visita ao novo navio de investigação Mar Portugal e ao ROV Luso.
Os alunos visitaram ainda a exposição Mar Profundo Português que está aberta ao Público na Gare Marítima de Alcântara até final do mês com entrada livre. #marportugal #rovluso
Gostaria de agendar a sua visita ao ROV Luso?
No inicio deste mês recebemos a Unidade de Apoio do Comando da Logística nas instalações da EMEPC para uma visita ao ROV Luso e para conhecerem o projeto de Extensão da Plataforma Continental.
Se pertence a uma instituição e quer fazer uma visita de grupo ao ROV Luso, pf contacte-nos!
Exposição "Mar Profundo Português" inserido no Oceans Meeting 2018
A decorrer até 30 de setembro, na Gare Marítima de Alcântara
Inserido no Oceans Meeting, a Gare Marítima de Alcântara vai receber a exposição "Mar Profundo Português" levando-nos desde os primórdios da oceanografia no nosso país até ao projeto de extensão da plataforma continental.
A visita guiada inclui a possibilidade de conhecer de perto o mais recente navio de investigação de Portugal, o "Mar Portugal" (IPMA), e ainda o ROV Luso (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)), um robô submarino capaz de mergulhar a 6000 metros de profundidade.
Marcação de visitas de escolas (entre 20 e 30 de setembro) para marprofundopt@dgpm.mm.gov.pt.
Notícia: "Campo Hidrotermal com efeitos positivos no clima e na pesca"
O novo campo hidrotermal Luso foi descoberto na #oceanoazulexpedition organizado pela Oceano Azul Foundation em colaboração com a Waitt Foundation, National Geographic Ocean#pristineseas Marinha Portuguesa e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)
Oceans Meeting - dias 20 e 21 de setembro, em Lisboa.
Estão abertas as inscrições para o maior evento nacional dedicado ao tema dos Oceanos
Dada a elevada adesão ao evento poderá não conseguir lugar. Não perca pois esta oportunidade de confirmar a sua presença através da seguinte ligação:
http://www.oceansmeeting.pt/internationalconference/
O evento contará com a presença do Secretário Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), do Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Oceano e do Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial.
Em setembro, todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal!
Entre os dias 17 e 21 do próximo mês, o nosso país receberá quatro dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos, com foco na Economia, na Ciência, no Ambiente ou nos temas Sociais.
Entre os dias 17 e 21 de setembro decorrerá, pela primeira vez no nosso país, a Portugal Shipping Week 2018, prestigiado evento internacional sobre Transporte Marítimo e Portos. Em simultâneo, decorrerá também a Seatrade Cruise Med 2018, entre os dias 19 e 20 de setembro. Esta Semana Azul terminará com um outro evento que vem ganhando prestígio à escala global, a nível de governança dos Oceanos: o Oceans Meeting, que decorrerá entre os dias 20 e 21 de setembro.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reafirmou, numa entrevista ao Jornal Económico, a importância estratégica do processo de extensão da plataforma continental.
Para ler a entrevista na íntegra aceda ao seguinte link:
E assim, chegámos ao fim... do Ciclo "No Fundo Portugal é Mar"!
Obrigado a todos os que ao longo de três meses nos visitaram no Centro Cultural de Belém e também aos oradores das Conversas com Mar.
Foi uma viagem emotiva em que tentámos explicar aos públicos de todas as idades o que é a Extensão da Plataforma Continental e qual a sua importância para as futuras gerações.
Deixamos a fotografia do último visitante que foi também um dos mais novos! Obrigado!!
Exposição "No Fundo Portugal é Mar" no Programa "RTP Mais Perto"
Hoje a Balaena plasticus e os faróis da Exposição "No Fundo Portugal é Mar" fizeram parte do cenário do programa "RTP Mais Perto", que foi transmitido em directo do jardim das Oliveiras, no Centro Cultural de Belém. Hoje e amanhã, das 10 às 18h - últimos dias para visitar!
Mini Palestras | Conversas com Mar
A última Conversa com Mar esta quinta dia 26 Julho no Jardim das Oliveiras - CCB - ENTRADA LIVRE.
Esta quinta feira 26 de julho, às 18h00 iremos receber para uma Conversa com o Mar com o Historiador de faróis Joaquim Boiça e o surfista Eurico Gonçalves! Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
No estuário do Tejo, em busca de microplásticos
São partículas de plástico de dimensões inferiores a 5 mm, e constituem um dos componentes principais do lixo marinho, com consequências adversas na fauna aquática. É importante caracterizar este tipo de poluentes devido aos seus potenciais efeitos na saúde ambiental e humana.
Expedição Oceano Azul descobre novo campo hidrotermal nos Açores
Colaboração EMEPC - ROV Luso
No âmbito da expedição científica Oceano Azul, foi descoberto um novo campo hidrotermal nos Açores.
Localizado a 570 metros de profundidade, no monte submarino Gigante, a 60 milhas da ilha do Faial, este novo campo hidrotermal é uma zona de elevada riqueza biológica e mineral.
É a primeira vez que uma expedição organizada por uma instituição portuguesa, liderada por cientistas Portugueses e utilizando navios e meios nacionais localiza um campo hidrotermal em águas profundas no nosso território marítimo.
Conversas com Mar
Mini Palestras no Jardim das Oliveiras - CCB - ENTRADA LIVRE
É já amanhã 19 de julho, às 18h00 que iremos fazer uma Conversa com o Mar com o mergulhador e fotógrafo subaquático Nuno Vasco Rodrigues e o pescador recreativo Alberto Fernandes, para a nossa conversa com Mar no CCB!
Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
Visita ao NRP Almirante Gago Coutinho
A visita ocorreu no âmbito de uma pausa da Campanha Oceanográfica OOM-2018, num dos dias em que o navio ficou atracado no porto do Funchal
No passado sábado (14.07.18), o navio NRP Almirante Gago Coutinho recebeu a visita dos alunos do curso de Eletrónica e Telecomunicações da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes. Os estudantes e respetivos professores tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos trabalhos que são efetuados no navio científico, como é que o mesmo funciona em alto mar e como é operado o ROV Luso, sendo que este é o único navio científico português que tem a a capacidade para o fazer.
Conversas com Mar
Mini Palestras no Jardim das Oliveiras - CCB - ENTRADA LIVRE
É já nesta quinta feira 19 de julho, às 18h00 que iremos fazer uma Conversa com o Mar com o mergulhador e fotógrafo subaquático Nuno Vasco Rodrigues e o pescador António Calisto Figueira, para a nossa conversa com Mar no CCB!
Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
Sabia que o ROV LUSO pode descer até aos 6000m de profundidade?
Saiba mais sobre o nosso ROV aqui www.emepc.pt/rov-luso
Os nossos pilotos do ROV Luso já estão de regresso a casa!
Após 2 meses de trabalho incrível no nosso mar!
A bordo da campanha OOM2018 fica o Bruno Ramos que irá auxiliar a equipa do Observatório Oceânico da Madeira nos trabalhos de Oceanografia.
Ciclo No fundo Portugal é Mar - Concerto com faróis
Nunca é demais recordar que a Exposição do Ciclo No Fundo Portugal é Mar, co-organizada pela EMEPC e CCB está patente até 31 de Julho, todos os dias das 10 às 18h incluindo fim de semana, sempre com entrada gratuita.
Este fim de semana 14 e 15 julho às 17h há também Concerto com Faróis com Rui Rebelo e Carla Galvão no Jardim das Oliveiras CCB.
Saiba mais e partilhe! Obrigado!
Conversas com Mar - em DIRETO DO ATLÂNTICO com os nossos Pilotos ROV!
Quase, quase a terminar, uma parte da missão da equipa ROV LUSO com a equipa do Observatório Oceânico da Madeira a bordo do navio NRP Almirante Gago Coutinho.
Estão, neste momento, em mergulho com o ROV.
Ontem, durante o mergulho da tarde, falámos em direto do CCB com os 5 pilotos. E foi assim; com sorrisos contagiantes!
Missão a bordo do navio NRP Almirante Gago Coutinho
O ROV Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), operado a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, depois de alguns contratempos ontem, encontra-se operacional e pronto para mais uma descida ao mar profundo da Madeira, após a ajuda técnica do ISR-Lisboa.
A equipa de investigadores do Observatório Oceânico da Madeira está a trabalhar para fazer mais descobertas sobre o canhão que se encontra em frente à zona da Ribeira Brava.
O novo campo hidrotermal descoberto durante a Expedição Oceano Azul nos Açores, chama-se "Luso". Que mais poderia ser?
A equipa científica atribuiu este nome porque foi a primeira vez que uma expedição organizada por uma instituição portuguesa, liderada por cientistas portugueses e usando meios e navios nacionais, descobre um campo hidrotermal em águas portuguesas.
Conversas com Mar esta quinta dia 12 em DIRETO DO ATLÂNTICO!
Mini Palestras no Jardim das Oliveiras - CCB
É já nesta quinta feira 12 de julho, às 18h00 que iremos fazer uma Conversa com o Mar com ligação em direto ao NRP Gago Coutinho onde iremos falar com o grupo de pilotos do ROV Luso e que se encontram ainda em Missão no Mar de Portugal: Andreia Afonso, António Pedro Gomes Calado, Bruno Ramos, Miguel Souto e Renato Bettencourt.
Teremos ainda a presença da dupla de geólogas Inês Cruz e Filipa Marques e a bióloga Monica Albuquerque para a nossa conversa com Mar no CCB!
Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira descobrem planície de corais profundos ao largo da Ribeira Brava!
Durante a tarde do dia de ontem (05.07.18), o ROV Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)(EMEPC), operado a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, fez o seu primeiro mergulho a sul da ilha da Madeira.
Após 1 hora e 30 minutos de descida, o ROV Luso poisou na planície abissal, a cerca de 2000 metros de profundidade, ao largo da Ribeira Brava. Movimentando o ROV Luso junto ao fundo, a equipa de investigadores do OOM encontrou pela primeira vez na região uma grande concentração de corais de mar profundo, espécies com grande valor ecológico e importantes indicadores climáticos.
A EMEPC está a participar na Campanha Oceanográfica OOM-2018 do Observatório Oceânico da Madeira a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho do Instituto Hidrográfico.
Têm sido efetuados levantamentos de oceanografia com o equipamento UCTD, realizando medições de parâmetros físico-químicos durante todo o trânsito de ida para as Ilhas Selvagens e retorno ao Funchal, 24h por dia, com casts contínuos com duração média de 45 minutos cada ciclo de operação.
Realizámos ainda a manutenção do ROV Luso a fim de o preparar para os mergulhos que aí vêem! A viagem do navio NRP Almirante Gago Coutinho foi ainda aproveitada para realizar a rendição de vigilantes da natureza da Reserva Natural das Ilhas Selvagens.
Mini Palestras | Conversas com Mar
É já quinta feira 5 de julho, às 18h00 que iremos receber a dupla Raquel Costa (geóloga) e Teresa Firmino (jornalista) para a nossa conversa com Mar no CCB!
Entre outras coisas vamos conversar sobre uma campanha no mar que envolveu uma descida às profundezas no submersivel Nautile!
Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
A EMEPC colabora na Campanha Oceanográfica OOM-2018 do Observatório Oceânico da Madeira a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho do Instituto Hidrográfico.
Investigadores do OOM embarcaram para fazer recolha de dados oceanográficos oportunísticos entre a ilha da Madeira e as Ilhas Selvagens. Os registos serão feitos com os equipamentos ADCP e uCTD, que será operado por técnicos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
Este sábado a partir das 17h, há música no jardim!
O Jardim das Oliveiras no CCB recebe "Canções da Terra e do Mar", um espetáculo de música criado pela cantora Rita Maria e pelo pianista Filipe Raposo, integrado no ciclo "No Fundo Portugal é Mar", uma parceria entre o CCB e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
Venha assistir, gratuitamente!
SNIMar divulgado na plataforma europeia sobre o Ordenamento do Espaço Marítimo!
O projeto SNIMar, financiado pelos EEA Grants, coordenado pela EMEPC foi incluído na lista de projetos da plataforma europeia sobre o Ordenamento do Espaço Marítimo-MSP [https://www.msp-platform.eu].
Esta plataforma disponibiliza ao público informação detalhada sobre projetos e ferramentas que podem ser úteis ao ordenamento do espaço marítimo.
Realizou-se no dia 24 de junho, no Faial, a cerimónia de encerramento da expedição científica Oceano Azul.
Nesta missão, que decorreu ao longo de 20 dias, participaram cientistas de várias instituições e foi organizada pela Oceano Azul Foundation em colaboração com a Marinha Portuguesa, através do Instituto Hidrográfico, o Governo Regional dos Açores, Universidade dos Açores e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
Mini Palestras | Conversas com Mar
O Jardim das Oliveiras tem sido o palco das minipalestras Conversas com Mar, onde duplas de palestrantes nos contam as suas histórias sobre o mar.
No próximo dia 28 de junho, às 18h00 iremos receber a dupla Raquel Gaspar (bióloga) e Pedro Salgado (desenhador).
Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
Expedição Oceano Azul apresenta resultados preliminares
A Expedição Oceano Azul, uma das mais completas expedições realizadas em águas nacionais com o objetivo de explorar zonas ainda pouco conhecidas do mar dos Açores, terminou, ao fim de 20 dias de mar e de 650 milhas percorridas entre os grupos central e ocidental do arquipélago.
Mini Palestras | Conversas com Mar
HOJE às 18h - Conversas com Mar no Jardim das Oliveiras CCB, vamos falar de Biotecnologia marinha, recursos genéticos e Extensão da Plataforma Continental Portuguesa!
Nesta sessão teremos à conversa com o público Maria Ana Martins (jurista) e João Varela (Biotecnologia marinha)!
Não perca! Partilhe! Obrigado.
Descoberto Novo Campo Hidrotermal nos Açores com a ajuda do ROV LUSO
No âmbito da expedição científica Oceano Azul, foi descoberto um novo campo hidrotermal nos Açores.
Localizado a 570 metros de profundidade, no monte submarino Gigante, a 60 milhas da ilha do Faial, este novo campo hidrotermal é uma zona de elevada riqueza biológica e mineral.
Mini Palestras | Conversas com Mar
O Jardim das Oliveiras tem sido o palco das minipalestras Conversas com Mar, onde duplas de palestrantes nos contam as suas histórias sobre o mar!
No próximo dia 21 de junho, às 18h00 iremos receber a dupla de Maria Ana Martins (jurista) e João Varela (Biotecnologia marinha).
Não perca o barco e mergulhe connosco, nesta conversa!
Mini Palestras | Conversas com Mar
O Jardim das Oliveiras e o espaço Fábrica das Artes, acolhem "No Fundo Portugal é Mar", uma parceria do CCB com a @EMEPC. A exposição agrega três propostas artísticas: "TerraMar", uma instalação vídeo de Graça Castanheira, "As Portas do Mar", uma instalação de faróis de Rui Rebelo e "Balaena plasticus", uma instalação de Ana Pêgo e Luís Quinta.
Para visitar até 31 de julho. Entrada livre!
Mini Palestras | Conversas com Mar
Esta 5ª feira às 18h - Conversas com Mar no Jardim das Oliveiras CCB no âmbito da Programação do Ciclo No Fundo Portugal é Mar.
Nesta sessão teremos à conversa com o público a Velejadora Sara Mota Carmo e o arqueólogo subaquático Jorge Freire do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH!
Não perca! Partilhe! Obrigado.
No Dia Mundial dos Oceanos deixamos um convite para que visite a exposição No Fundo Portugal é Mar, gratuitamente, até dia 31 de julho na Fábrica das Artes e Jardim das Oliveiras.
Uma parceria do CCB - Fábrica das Artes com a EMEPC! Partilhe! Para todas as idades.
Amanhã sábado às 11h30 ocorre ainda a última oficina "Criadores Aquáticos" da Paula Palhota para crianças e adultos!
Mini Palestras | Conversas com Mar
É HOJE 5ª feira às 18h - Conversas com Mar no Jardim das Oliveiras CCB no âmbito da Programação do Ciclo No Fundo Portugal é Mar.
Nesta sessão teremos à conversa com o público a Chefe de Cozinha Patricia Borges da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - IPLeiria e a peixeira Tânia Silva da Peixaria Centenária!
Não perca! Partilhe!
A expedição Blue Azores vai andar por mares pouco explorados
Durante três semanas, uma equipa de cientistas vai explorar o mar em volta das ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores. Esperam encontrar novos habitats, cartografar o fundo e quantificar a biodiversidade. No final, vai dar um documentário da National Geographic Society.
Equipa ROV a bordo do NRP Gago Coutinho realizou um transecto na vertente da costa Norte da ilha do Pico, subindo dos 740m aos 430m
No Mar a equipa da expedição Blue Azores tem sido brindada com boas condições e que permitem que o trabalho seja muito proveitoso. Ontem a equipa ROV a bordo do NRP Gago Coutinho realizou um transecto com o ROV Luso na vertente da costa Norte da ilha do Pico, subindo dos 740m aos 430m.
Ajude a divulgar o nosso trabalho no mar de Portugal! Partilhe!
A Campanha Blue Azores organizada pela Oceano Azul Foundation da qual a EMEPC é parceira já começou!
O ROV Luso já mergulhou na zona do Pico. Nos dois primeiros dias estiveram a explorar a Ilha do Pico com a ajuda das equipas de mapeamento e do ROV Luso. As equipas de censos de águas profundas fizeram amostragens e coletaram amostras da biodiversidade marinha. As câmaras científicas foram implantadas a 300 m e 800 m de profundidade e já mostraram ótimas imagens.
1ª sessão pública do projeto de Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional correspondente à subdivisão do Continente e subdivisão da Plataforma Continental Estendida
Ciclo No Fundo Portugal é Mar
"Há uma baleia no jardim. E faróis que iluminam as oliveiras. E há imagens espetaculares do fundo do mar."
A exposição No Fundo Portugal é Mar, resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)(EMEPC) e o Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.
Esta exposição está em exibição no CCB até ao dia 31 de julho.
A entrada é livre!
A extensão da plataforma continental portuguesa esteve hoje em destaque no Workshop para Professores desenvolvido pela DGPM em parceria com a EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
A ação decorreu nas instalações do IPMA e cerca de 40 professores ficaram a saber mais sobre esta nova oportunidade para o país e os recursos que se encontram no nosso mar profundo.
Mini Palestras | Conversas com Mar
É já 5ª feira às 18h que teremos uma nova dupla nas Conversas com Mar no Jardim das Oliveiras CCB no âmbito da Programação do Ciclo No Fundo Portugal é Mar. Nesta sessão teremos à conversa com o público as biólogas Monica Albuquerque da EMEPC e Ana Pêgo do projeto Plasticus maritimus.
Nas conversas a realizar todas as 5as feiras às 18:00, esperamos a vossa visita para o encontro das paixões diversas ligadas ao mar.
Em ambiente informal poderemos conhecer quem de nós habita o mar e como o habita.
Comemorações dos 20 anos da Expo98
No dia em que se comemoram 20 anos da Expo98: prepare-se para mergulhar no fundo do Mar Português, escute e veja o Fundo Marinho, e saiba que vida de AUV envolve trabalhar sob pressão. Hoje, na Ciência Viva, em parceria DGPM, EMEPC, IST/ISR-Lisboa/LARSyS/WavEC.
Mini Palestras | Conversas com Mar
HOJE 5ª feira às 18h - Conversas com Mar no Jardim das Oliveiras CCB no âmbito da Programação do Ciclo No Fundo Portugal é Mar.
Nesta sessão teremos à conversa com o público Pedro Madureira, coordenador do projeto de extensão da plataforma continental e Luís Sebastião Investigador em Robótica Marítima.
No fundo Portugal é mar. E nós podemos dar um mergulho
Há uma baleia no jardim. E faróis que iluminam as oliveiras. E há imagens espetaculares do fundo do mar. Até julho, a Fábrica das Artes do CCB tem um ciclo dedicado ao oceano.
As atividades para famílias "Oficina de Escrita Criativa - No fundo, as palavras vêm do mar" e "Oficina de educação ambiental - Plasticus maritimus – Realidade Aumentada e Animada" a decorrer este fim de semana ainda tem vagas.
Exploração científica a grande profundidade no mar português
O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da DGPC e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental realizaram na semana passada, ao largo do Cabo Espichel, o 1º teste de trabalhos arqueológicos com o objetivo de identificar Património Cultural Náutico e Subaquático a grande profundidade.
Sabia que 97% do território português está debaixo do Oceano?
A Direção-Geral de Política do Mar e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) vão organizar uma ação de formação acreditada sobre a extensão da plataforma continental portuguesa.
Será no dia 23 de maio (4.ª feira), entre as 14h30 e as 17h30 nas instalações da EMEPC, em Oeiras.
Inscrições até 17 de maio em www.dgpm.mm.gov.pt/professores-alunos
Inauguração da Exposição “No Fundo Portugal é Mar”
Foi ontem inaugurada a exposição “No Fundo Portugal é Mar” que resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.
Esta exposição está em exibição no CCB até ao dia 31 de julho.
A entrada é livre!
Ciclo No Fundo Portugal é Mar
É já a partir de amanhã que abre ao público a exposição No Fundo Portugal é Mar, que resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.
A entrada na exposição No Fundo Portugal é Mar é livre, estando previsto o seu encerramento no dia 31 de Julho.
O ROV Luso partiu hoje, a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho, para mais uma aventura no mar
Durante os próximos três meses o nosso ROV participará em duas campanhas oceanográficas: a primeira é organizada pela Oceano Azul Foundation e terá como destino o Arquipélago dos Açores; a segunda é organizada pelo Observatório Oceânico da Madeira ao largo deste Arquipélago. Boa viagem!
Atenção Professores! A DGPM está a organizar ações de formação acreditadas para Professores de todas as áreas e todos os níveis de ensino, em parceria com a EMEPC
A primeira ação, sobre a temática do lixo marinho, decorre no dia 28 de abril (sábado).
Inscrições até 24 de abril no site www.dgpm.mm.gov.pt/professores-alunos
Orçamento Participativo de Portugal (OPP)
O Orçamento Participativo de Portugal (OPP) é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 5 milhões de euros.
Participe até 24 de Abril. “A decisão é minha, o país é de todos!”
https://opp.gov.pt/
Visitas ao ROV LUSO - "No Fundo Portugal é Mar"
"No Fundo Portugal é Mar", e por esse motivo, hoje recebemos a visita de ilustres convidados Pedro Salgado, Ana Pêgo e Manuel Moreira. Vieram conhecer o "ROV LUSO" e ouvir algumas das histórias de campanhas de mar profundo realizadas pela EMEPC, contadas na primeira pessoa pela nossa piloto-ROV Andreia Afonso, e também por Bruno Ramos (piloto-ROV) e Mónica Albuquerque (bióloga).
New hydrothermal field discovered during the Oceano Azul Expedition in the Azores was named “LUSO”. What else?
The scientific team attributed this name because it was the first time that an expedition organized by a Portuguese institution, led by Portuguese scientists and using national ships and means finds a deep sea hydrothermal field in Portuguese waters.
Exciting news! Oceano Azul Expedition discovers a new hydrothermal field on the seamount Gigante at 570m depth and 60 miles from Faial island
This is the first time, an expedition organized by a Portuguese institution, led by Portuguese scientists in partnership with international partners and using national ships and means, such as the ROV "LUSO", finds a deep sea hydrothermal field in Portuguese waters.
A great footage of the ROV "LUSO" deployment near Pico island, on the early days of Oceano Azul Expedition
and the importance of EMEPC's ROV LUSO highlighted in international news!
The ROV Luso is a remotely operated vehicle capable of diving to depths of 6,000m and its main purpose is the selective collection of biologigal and geological samples from the seabed.
Stay tuned for more footage.
Seven days of Oceano Azul Expedition and we had the chance to spot the smallest and strange marine creatures such as this blue sea slug (Glaucus atlanticus)
Seven days of #OceanoAzulExpedition and we had the chance to spot the smallest and strange marine creatures such as this blue sea slug (Glaucus atlanticus) with 3cm and the larger ones like this Sei whale (Balaenoptera borealis) with 13m, an Endangered sea mammal according to the IUCN Red List of Threatened Species. We still hope to spot blue whales.